A Levante traz as melhores ideias de investimento

Como investir com pouco dinheiro?

Compartilhe

Se você faz parte do grupo de pessoas que sempre quis investir, mesmo que pouco, mas nunca tomou a iniciativa, acredite: você não está sozinho! Queremos deixar claro que é possível, sim, investir com pouco dinheiro.

Muitos são os fatores que influenciam neste tipo de situação, mas começamos já dizendo que ter pouco dinheiro não é (nem de longe) uma desculpa para não investir.

A principal barreira é a de que muitas pessoas têm a percepção de que é preciso muito dinheiro para começar a investir.

E é nesse momento que muitas pessoas caem na armadilha da caderneta de poupança, nos consórcios e outras “enrascadas” financeiras.

Se você está começando ou quer começar a investir, saiba que é possível sim começar com bem pouco (se soubesse que com R$ 30,00 é possível, mudaria de ideia?).

Além disso, começar pequeno tem a vantagem de possuir um risco menor também de colocar o seu patrimônio em jogo. A seguir, vamos listar algumas dicas importantes para você que está começando agora.

Seja consciente e mantenha os pés no chão: estabelecendo metas (para curto, médio e longo prazo) e colocando tudo no papel, é possível alcançar tudo de forma mais rápida.

Se você tem objetivos para daqui 1, 5 ou até mesmo 30 anos, colocar tudo no papel vai te ajudar a visualizar quanto deve ser investido para se alcançar o valor necessário.

Tenha disciplina

Se você estabeleceu como meta investir um pouco por mês, tenha disciplina para manter o planejamento.

Programe-se para não gastar mais do que o desejado durante o mês e comprometa-se com os valores estabelecidos para o investimento.

Sem aplicar seu dinheiro constantemente, dificilmente as metas estabelecidas anteriormente serão alcançadas e você pode se frustrar.

Invista também em conhecimento

Muito provavelmente você está entre os milhões de brasileiros que nunca tiveram contato com educação financeira na escola, muito menos em casa.

Por esse motivo, recomendamos ainda que você invista tempo e uma parte do seu dinheiro com conhecimento.

Procure sempre se informar sobre os acontecimentos políticos e econômicos do país e do mundo para entender como as suas contas e o seu dinheiro serão influenciados, evitando cair em “armadilhas”.

Mas então, por onde devo começar?

Tesouro Direto

Se você está começando agora, a primeira indicação é o Tesouro.

Como as opções são muito variadas e de risco baixo, ele é acessível e indicado para todos qualquer tipo de perfil de investimento e objetivo financeiro.

Existem várias opções com rentabilidades distintas, inclusive com opção de liquidez diária (aposte no Tesouro Selic caso precise resgatar algum valor a qualquer momento).

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Com menos de R$ 1.000,00 é possível aplicar em CDB.

Ao optar por esse tipo de investimento, você empresta dinheiro para a instituição financeira e recebe uma remuneração por isso.

Neste caso, fique atento ao vencimento (se você retirar a aplicação antes do prazo, vai perder rentabilidade) e ao fato de que, quanto menos dinheiro é aplicado, menor será a sua rentabilidade.

Ações

Contrariando o senso comum, é possível sim começar a investir com pouco dinheiro na Bolsa de Valores, principalmente porque é possível comprar lotes fracionados de ações (antigamente só era possível adquirir pacotes de geralmente 100 ações).

Para se aproveitar do ambiente cheio de oportunidades que a Bovespa oferece àqueles que se preparam para operar, é preciso ter cautela e investir de forma consciente.

Para entrar nesse mercado é fundamental entender que as ações oscilam minuto a minuto. Como você se sentiria caso todo o seu patrimônio perdesse em torno de 10% do valor em horas? Isso pode acontecer nesse mercado.

Mas, assim como o dinheiro pode perder valor rapidamente, ele pode subir também.

Caso você esteja desanimado(a) por ter pouco dinheiro, fique tranquilo, pois é até melhor começar com pouco e ir crescendo aos poucos do que começar com muito, perder tudo de cara e desistir de investir.

Estude bastante, conheça as empresas e vá aplicando aos poucos e em opções variadas, para diminuir os riscos de perda.

O importante é começar!

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe o link nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a começar a investir com pouco dinheiro.

Bons investimentos!

Compartilhe

Recomendado para você

Quando a falta de atenção é irracional

Ser desatencioso pode ser custoso. Muitas pessoas pagam multas e juros por não atentarem à data de pagamento da fatura do cartão de crédito. Muitos pagam…

Não há luz no fim do túnel da política

Em um momento político tão conturbado, é natural que algumas perguntas fiquem sem respostas. Ou melhor, é natural que muitas perguntas fiquem sem respostas na política…

Fechar Menu

Receba agora nossos Relatórios Exclusivos

Fechar Painel